Novos rumos para projetos de código aberto

    Como vocês podem ter notado, ainda faltam alguns projetos em nosso site, porém não é apenas por falta de tempo que ainda não os disponibilizamos à vocês, mas por uma mudança que realizaremos progressivamente em nossos projetos de código aberto, onde não haverá nenhuma mudança que afetará o código já disponibilizado à nossos usuários e desenvolvedores.

    O que está acontecendo é que como o compilador que utilizamos para nossos projetos atualmente, o C++ Builder, é shareware (30 dias de limite de uso gratuito) tornando-o um pouco complicado para jovens programadores ou até mesmo ajudantes que não possuam licença de uso deste compilador para ajudar-nos no desenvolvimento de projetos. Portanto, mais uma vez pensando na comunidade, decidimos adaptar aos poucos nossos projetos para que sejam compilados por outro programa, desta vez um de código aberto e com suporte surpreendente à comunidade o Qt.

    Você não notará grandes mudanças com relação ao código fonte das aplicações, principalmente as desenvolvidas para Windows, uma vez que manteremos a linguagem na qual foram desenvolvidos (com exceção do projeto Ninternav que embora ainda não tenha sido disponibilizado oficialmente, já tem o código disponibilizado em nosso repositório), C++, além do fato de o Qt possuir uma biblioteca muito semelhante à VCL e FMX do C++ Builder, porém totalmente abertas e disponíveis para qualquer um usar (sob licença de código aberto LGPL), além de contarem com diversos exemplos na doc disponibilizada pelo desenvolvedor da IDE. E em relação à licença adotada por nossos programas, esta continuará sendo a mesma já utilizada atualmente em nossos projetos de código aberto  (ultima versão), a qual pode ser encontrada neste endereço.

    Também passaremos a utilizar outras IDEs gratuitas como o Android Studio, NetBeans, Visual Studio Community, entre outras, dependendo na necessidade da equipe e do projeto em si.

    O primeiro projeto a ser alterado será o Microcontador que já está com a ultima versão estável em VCL para ser disponibilizada e seu código que utiliza as novas APIs já está sendo desenvolvido por nossa equipe.

    Estamos sempre a buscar o que é melhor para a comunidade e não apenas para nós, portanto qualquer dúvida ou sugestão (em respeito à praticamente qualquer coisa), basta entrar em contato conosco que nossa equipe encontra-se pronta para responder-lhe.

    Caso você esteja curioso e deseje conhecer um pouco mais a respeito do programa que vamos utilizar, você poderá visitar a página oficial do Qt Open Source (Community) e do Visual Studio Community.

Deixe uma resposta