O futuro de nossa organização e de nossos projetos

Passado pouco mais de um ano desde nossa última notícia, decidimos atualizar a comunidade a respeito de nossa atual situação.

Conforme mencionado em “Novas diretrizes de projetos“, estávamos buscando modernizar nossa estrutura de disponibilização de projetos, bem como de todo o sistema de ajuda e suporte. Neste aspecto, cumprimos com a maioria dos pontos prometidos, onde atualizamos nossos meios de suporte (a central de ajuda e conhecimento Nintersoft passou por uma repaginada, oferecendo a documentação completa para todos os projetos por nós desenvolvidos, além de termos disponibilizado um novo formulário de suporte como canal de comunicação direta para com nossa equipe), projetos que não estavam mais em desenvolvimento foram arquivados (e devidamente sinalizados) e, por fim, passamos a adotar novas licenças de código aberto para novos projetos.

Após essas diversas atualizações, o alto ritmo de desenvolvimento de projetos continuou, onde entregamos novas versões e atualizações para o “Biblioteca UFABC” (projeto pessoal de um de nossos desenvolvedores para o qual disponibilizamos nossa plataforma de documentação), CustomTitlebar, SSE, dentre outros. Porém, devido à falta de membros desenvolvedores ativos (atualmente contamos com apenas um desenvolvedor, para produzir, testar, documentar e lançar novos projetos e atualizações), chegamos à um ponto onde foi necessário repensarmos toda a nossa estrutura, tanto de desenvolvimento, quanto de disponibilização.

Foram levantados os seguintes pontos:

  • Quais projetos foram continuados, mas que deveriam ser arquivados? Devemos manter a documentação deles também?
  • Quais aplicações deverão ser migradas? Como elas serão disponibilizadas?
  • Aplicações não migradas (legado) serão apagadas?
  • Cada aplicação possuirá seu próprio portal?
  • Devemos abandonar de vez a licença de código aberto Nintersoft?
  • Como estamos discutindo a mudança estrutural, não valeria a pena mudar o nome da organização também?
  • Como acontecerá o processo de migração?

Desta forma, cada um de nossos projetos (e para os quais damos suporte) foram classificados da seguinte forma:

Projetos que serão migrados e permanecerão ativos:
  • CustomTitlebar: Embora a descrição dele não conste em nosso portfólio, trata-se de uma importante API para o desenvolvimento de aplicações desktop que utilizam Qt;
  • SafeSearch Enforcer: Obtivemos uma boa resposta e interação da comunidade para com este projeto (que já conta com ramificações, inclusive).
  • Biblioteca UFABC: Embora também não conste em nosso portfólio, oferecemos suporte à documentação da aplicação, sendo que ela conta com bastantes usuários e possui uma boa volumetria de feedback da comunidade. É provável que ele seja integralmente migrado para a futura plataforma.
Projetos que deverão passar por mais estudos antes de serem migrados (a confirmar)
  • DBManager: Embora seja um projeto de extrema importância para o SmartClass, ele deverá passar por mais estudos, uma vez que seu escopo atual possui algumas limitações, que deverão ser sanadas, caso seja migrado.
  • PIF + PIF IDE: Trata-se de um projeto que atualmente não encontra-se em nosso portfólio, mas que é desenvolvido por um de nossos parceiros. Estamos estudando a viabilidade de importá-lo, integralmente, para a nova plataforma.
Projetos que têm alta probabilidade de serem descontinuados (mas que podem acabar sendo migrados, por algum motivo)
  • Ninterserial: Poderá ser migrado. Porém, será totalmente reformulado (provavelmente será feito um novo projeto), adotando também, um novo nome e uma nova licença;
  • Ninterbt: Embora não esteja mais em desenvolvimento ativo (última atualização oficial ocorreu em 2016), optamos por prover suporte a ele durante mais um tempo;
  • Ninterpres: Nossos desenvolvedores tentaram reformulá-lo a fim de obter uma nova proposta de uso. Porém, é necessário que haja uma reformulação completa do programa, inviabilizando, temporariamente, sua migração (poderá voltar com outro nome).
  • PICBOARD: Não encontra-se mais em desenvolvimento. Verificaremos com o desenvolvedor a viabilidade de disponibilizar o projeto em outras plataformas (ou mantê-lo na plataforma legada).
  • SmartClass: Possui um público de uso muito restrito, além de poucos usuários. Portanto, devido à escassez de recursos enfrentada por nossa equipe, optamos, antecipadamente, por não migra-lo.
Projetos já descontinuados e que não serão migrados
  • CriptLib;
  • Microcontador;
  • Automação residencial com Bluetooth;
  • Rubix;
  • Ninternav;
  • Ninterfin;
  • Ninterplayer.

Todos os projetos que não serão migrados, continuarão disponíveis na plataforma antiga (bem como suas documentações), enquanto esta não for desativada (por, ao menos, mais 2 anos). Suas versões de uso (releases binárias e instaladores/executáveis) também estarão disponíveis na nova central de downloads da nova plataforma como “projetos legados ou descontinuados”.

É muito provável que cada aplicação importada possua seu próprio subdomínio, a fim de que cada uma delas possua espaço próprio para suas respectivas documentações e informações de divulgação. Mas ainda trata-se de uma ideia que deverá ser meticulosamente estudada.

Quanto aos projetos migrados, todos eles terão suas respectivas licenças de código aberto revisadas, onde, dificilmente, a licença de código aberta Nintersoft será mantida, uma vez que estamos buscando nos adequar, cada vez mais aos padrões da comunidade que suporta grandes projetos de código aberto.

Optamos por alterar o nome da organização, uma vez que acreditamos que o note atual possa ter uma pronúncia um pouco complicada para pessoas que têm o português como língua materna. Vale notar que já estamos estudando um novo nome, a fim de que possamos centralizar as referências para todos os projetos por nós desenvolvidos (e de nossos parceiros) em um único lugar.

O processo de migração ocorrerá de forma gradual, de forma que sempre buscaremos manter a comunidade atualizada a respeito de cada passo, seja por nosso portal ou por alguma de nossas páginas oficiais em redes sociais. Qualquer dúvida a respeito é só entrar em contato com nossa equipe através do formulário de suporte.

Deixe uma resposta