Hora da descontração – Redescubra o antigo cubo mágico!

with 1 Comentário

    Com a adoção do Qt Creator para o desenvolvimento de nossos projetos, acabamos ficando mais perto da comunidade e pudemos explorar mais projetos que utilizam o mesmo compilador e a mesma biblioteca visual. Felizmente nos deparamos com um trabalho de do desenvolvedor Rafael P. Freire, que nada mais é do que o jogo do cubo mágico desenvolvido em OpenGL e C++.

    O jogo foi construido utilizando o Qt Creator e a biblioteca OpenGL, e encontra-se disponível no repositório oficial do desenvolvedor que você pode acessar através deste link. No arquivo leia-me você encontrará instruções sobre como compilar o programa e sobre como jogá-lo.

    Embora tenha sido desenvolvido em um sistema UNIX, por utilizar apenas a biblioteca visual Qt (que é multiplataforma), pudemos realizar o port para Windows sem a necessidade de grandes modificações (você pode conferir em nosso repositório).

    Ainda de acordo com o desenvolvedor, ele aceita opiniões e sugestões da comunidade (assim como nós) para continuar melhorando o jogo.

[cml_media_alt id='675']Captura de tela do jogo rubix (versão para Windows personalizada pela Nintersoft)[/cml_media_alt]
Captura de tela do jogo Rubix (versão para Windows personalizada pela Nintersoft)

    É muito importante notarmos a importância do compartilhamento de conhecimento através do desenvolvimento de programas de código aberto, por isso decidimos compartilhar este trabalho com vocês, uma vez que além de seguir os mesmos ideais que nós, o desenvolvedor utilizou a mesma biblioteca visual que estamos acostumados a utilizar. Com isso, não pudemos deixar de contribuir com ele ao fazer algumas implementações no código fonte e compartilhar com a comunidade (Atenção: Uma vez que o código fonte original utiliza a licença de código aberto GNU – GPL v3, não pudemos alterá-la para a licença de código aberto Nintersoft), portanto não se esqueça de dar uma olhada em nosso repositório também.

    Quanto tempo será que você leva para resolver o cubo? Tente e comente no repositório oficial do Freire.

    Atenção: O programa base foi totalmente escrito em inglês, porém nossa equipe já iniciou o processo de tradução da aplicação (acompanhe em nosso repositório).

Ligações externas:

Baixe já a nossa versão (x86):

[cml_media_alt id='131']Baixar[/cml_media_alt]

Versão de 64 bits (x64):

[cml_media_alt id='131']Baixar[/cml_media_alt]

Uma resposta

  1. Rafael P. Freire
    | Responder

    Obrigado pelo post e publicar o projeto!

    Este trabalho foi feito para uma disciplina de Mestrado na Universidade Federal do ABC (UFABC) e foi bem divertido desenvolvê-lo. Espero que gostem!

    Um abraço.

Deixe uma resposta