Um dos principais projetos desenvolvidos pela equipe Nintersoft, tem por principal objetivo disponibilizar para a comunidade mais uma alternativa de placa de desenvolvimento, desta vez totalmente desenvolvido com um controlador mais conhecido e simples de programar, o PIC, da Microchip.

  Não importa se você pretende desenvolver circuitos profissionalmente, se é apenas um estudante ou um curioso, a Picboard é a solução ideal na hora da implementação do projeto. Diferentemente de outras placas, a Picboard oferece uma solução mais simplificada na hora da manutenção, uma vez que utiliza conectores parafusáveis e um soquete para troca do controlador principal, caso seja queimado.

  Com o material que disponibilizamos, você pode trabalhar na Picboard desde a impressão da placa de circuito eletrônico até a gravação do bootloader e programação do controlador principal.

  Lembrando-se que por tratar-se do controlador PIC, diversos programas gratuitos para programação da placa estão disponíveis na internet, como o MPLAB, desenvolvido pela fabricante do microcontrolador, o MicroC Pro, que é uma ferramenta que oferece suporte à programação do controlador com a linguagem C caso você não goste de trabalhar com o assembly do MPLAB.

Versão PRO

  A versão mais simples da Picboard foi desenvolvida para projetos profissionais, ou seja, com o hardware simplificado o processador trabalha de forma mais rápida, garantindo uma resposta com menos atraso.

Picboard PRO:

PICBOARD_PRO.zip

Versão EDUC

  Pensando nos estudantes, lembramos das dificuldades que são enfrentadas por principiantes no ramo da eletrônica, por decidiu-se desenvolver uma versão alternativa contendo mais proteções contra curto circuito, junções rápidas através de bornes maiores e ferramentas de diagnóstico de desempenho.

Picboard EDUC:

PICBOARD_VERSAO_EDUC.zip

Programação e bootloader

  Os programas e arquivos a seguir são indispensáveis na hora de construir e programar sua Picboard.

Bootloader:

Bootloader.zip

Terminal (Você também pode usar o Ninterserial):

 

Bootloader.zip


Licença Creative Commons
Picboard de Nintersoft está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-Compartilha Igual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://www.nintersoft.com/projetos/picboard.